quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mais dicas para conhecer melhor a Irlanda!

E então? Tá viajando antes da hora? Beleza, essa é a intenção! Vamos mentalizar que esta será uma viagem perfeita, especial, cheia de gente bonita e encantada, onde vamos ter a honra de conectar com forças muito antigas e, quem sabe, até relembrar alguma vida passada. Confesso que ando viajando tanto que de vez em quando tenho que lembrar que ainda tô aqui! E que tenho um monte de livro pra entregar! Como de praxe, meus comentários estão em azul e em itálico!

Dublin dividida

Dublin é dividida pelo rio Liffey. Ao norte do rio, os códigos postais são ímpares (exemplo, Dublin 1, Dublin 3...) e ao sul, são os números pares. Há uma certa rivalidade entre os moradores das duas partes. Mas é certo que na região sul ficam os bairros mais chiques.


Uma vista da ponte sobre o Rio Liffey, dividindo a cidade de Dublin.

Casas com nome

Algumas casas, em vez de números, tem nome na frente. A primeira casa que moramos chamava Avalon House. O taxista demorou muito para achar. Imagina os carteiros? Sabe o mais bizarro? Quando eu era bem pequena, acreditava que as casas deveriam ter nomes, e não números!

Banheiros estranhos

Os banheiros não têm ralo, nao tem interruptores e quase nenhum tem tomada. Sempre é preciso acender a luz pelo lado de fora do banheiro. Contanto que não seja uma casinha lá fora no frio ou um buraco no chão como nos antigos castelos, pra mim tá bom!

Estilo pombal

A arquitetura de grande parte das casas de Dublin segue o estilo georgiano. São todas iguais e o que diferencia uma residência da outra são as cores da portas. E como ficam os daltônicos?

Moda irlandesa. Nada mal!


Roupas baratinhas

Um paraíso de compras de lá são as lojas Penneys. Tudo é absurdamente barato. Tem roupas masculinas, femininas e infantis e ainda tem uma seção só de calçados e outra de artigos para casa. Já vi calça jeans por 1 euro na promoção. Mas de qualquer forma, o preço normal seria por volta de 10 euros. Bom, já sabemos onde vamos comprar roupas para o inverno, né? Sem falar nos presentes. Um Euro seria quanto? Uns três ou quatro Reais? Nada mal...


Não gostou? Devolve!

Outra maravilha para os consumidores daqui é a política de retorno das mercadorias. Por exemplo, aqui você pode comprar uma roupa, experimentar em casa e se não gostar, pode voltar pra loja e pegar o dinheiro de volta. Claro, se estiver com a nota fiscal! Ótimo pra quem mora lá! Pra gente, que vai ter um dia cheio, duvido que dê pra voltar ao mesmo lugar duas vezes. Experimente na hora ou cale-se para sempre. Ou emagreça pra entrar na porcaria da calça!



Segunda-feira perfeita

Feriados: Na Irlanda, os feriados são chamados de Bank Holidays, na maioria das vezes, eles caem na segunda-feira e não há motivo nenhum para comemorar a data. Não imagino uma segunda-feira mais perfeita! Um feriado sem obrigação de dar presente, ir a cemitério ou fazer uma festa!


Isso não é problema nosso

Sexta-feira santa é chamada de Good Friday. É o único dia do ano que não se pode vender bebida alcóolica no país. Dane-se. Viajaremos em agosto.

Quando não dá pra comprar bebida, os irlandeses estocam, ou pegam direto da pia!


Proibido beber depois das 11

Por falar em bebida, elas são vendidas em supermercados e em lojas chamadas Off-License. Horário limite de comprar o booze: dez e meia da noite. Com a fama de bons bebedores dos irlandeses, me espanta que haja qualquer tipo de limite. Renato achou que Baileys saía da bica!



Vamos comemorar!!!!

O aniversário mais celebrado por eles é quando comemoram 21 anos. Tanto as meninas quanto os meninos fazem uma big festa. Acho que daria para comparar com a festa de 15 anos do Brasil. Ótimo! Vou fazer meu aniversário de 21 anos lá! Quem me acompanha?


Mata barata

A dança típica do país é muito parecida com sapateado. Um grupo famoso e tradicional de Irish dance chama Riverdance. Nunca fiz sapateado, mas sempre amei. Quando era pequena, colei chapinhas de garrafa nos meus sapatos e fiquei sapateando em casa. De alguma forma estranha, enganei minha turma de dança e meu professor de jazz, que, depois que fiz uma demonstração, não acreditou que eu não sabia sapatear. Mais mistérios...

Essas dicas foram postadas originalmente por . Amanhã, a gente conhece mais um pouquinho dessa terra mágica! E se você ficou aguado

Um comentário:

  1. Eu adorei, me ajudou muito. Agora posso fazer meu trbaalho feliz, pois eu pensava que a Irlanda era chataaaa, mas é mt interessante *--*, beijos.

    ResponderExcluir