VIAJAR ENRIQUECE A VIDA E DURA PARA SEMPRE!

Bem-vindo ao blog da caravana para a Irlanda com a Eddie Van Feu, escritora anarquista e bruxa wiccana. Aqui você curte as dicas para viajar para essa terra mágica e fica por dentro da próxima viagem: ESCÓCIA E IRLANDA 2017! Conheça o roteiro completo AQUI! Para informações gerais ou entrar na mala direta da viagem, mande um e-mail: suporte@eddievanfeu.com.



quarta-feira, 23 de março de 2016

TRINITY COLLEGE, A MAIOR UNIVERSIDADE DA IRLANDA




por Eddie Van Feu

Dublin é uma cidade linda com paisagens, parques, grandes prédios e centro comercial farto. Organizada, você aprende rapidamente a se locomover por lá, especialmente com o Luas, um tipo de metrô de superfície muito eficiente e prático. E, dependendo da época que você for, há muitas flores enfeitando as calçadas, uma coisa muito linda! Passear em Dublin é tudo de bom!
Na foto, estamos no Trinity College, a maior universidade da Irlanda.




Criado em 1592, o Trinity College é bem bacana e você pode ir com ou sem guia local. O guia local fala inglês e eu costumo traduzir para os membros do grupo. Uma vez, um velhinho que era surdo (era mesmo, não é piada), ficou reclamando comigo porque ele não conseguia ouvir o guia. Nós estávamos láááá atrás. Eu falei o mais baixo que pude, praticamente sussurrei. Ele reclamou de novo! Aí eu fui mais firme e respondi que estava fazendo o meu trabalho e que seria melhor se ele ficasse mais perto do guia. Aí ele foi pra lá e o problema acabou. Não era irlandês, era turista. Não sei onde. Mas acho que ele podia ficar perto de todos os guias para ouvir melhor, né? rsrsrsrsrs




Esse foi o nosso guia no Trinity College em uma das viagens! Não lembro mais qual! rsrsrsrs Bonitinho, né? A roupa parece a do Harry Potter, mas é o uniforme de gala dos alunos mais antigos.



Árvore no meio do Trinnity College. Essa é uma árvore típica de cemitérios. O motivo é simples. Esse local era um cemitério! Imagine as histórias que os alunos e professores devem ter para contar!


O Trinity College é famoso por ter uma das mais belas bibliotecas do mundo, com mais de 4,5 milhões de volumes de livros. As suas maiores atrações são a Old Library, biblioteca com 200000 volumes decorada com bustos de acadêmicos, a harpa mais antiga da Irlanda e o Livro de Kells, Os bustos dos acadêmicos (incluindo alguns autores) não possui nenhuma mulher. Isso porque a universidade não permitia a admissão de mulheres, coisa que só aconteceu em tempos mais modernos (e depois de muita insistência). 






Viaje conosco para a Irlanda! Nossa próxima viagem é dia 16/09/2016. Confira roteiro e preços CLICANDO AQUI!

sexta-feira, 18 de março de 2016

TEMPLE BAR: UMA FESTA QUE NÃO PARA

O Temple Bar é o coração festivo de Dublin. O nome é de uma famosa pub e o lugar fervilha à noite com cantores de rua, músicos, muita gente, bebida e, claro, muitas pubs! Algumas possuem até fila de espera e variam das tradicionais locais a franquias famosas, como a Hard Rock Caffé. A animação é contagiante e é meio que impossível não se sentir feliz nesse lugar. E olha que eu não sou grande fã da vida noturna! Como nós temos muitas atividades durante o dia, sugiro que cada um escolha seu horário de dormir. Tivemos pessoas cochilando durante o dia por terem exagerado no Temple Bar. Mas elas não se arrependeram nem por um minuto! rsrsrsrs


DUBLVINIA E CHRIST CHURCH


Uma boa opção em Dublin é a Christ Church com Dublvinia, onde passamos da área da igreja para um museu falando sobre as raízes nórdicas de Dublin. Um ótimo passeio histórico que pode ser feito por toda a família (diferente do London Dungeon, que eu amei, mas pode perturbar os mais sensíveis). Dublin tem muitas opções para um turista e é uma belíssima cidade.


quinta-feira, 17 de março de 2016

DENTRO DO TEMPLO DE ÍSIS

Um dos diversos altares dentro do Templo das Sacerdisas de Ísis, que fica no Castelo de Huntington, na Irlanda. O templo fica no porão do castelo e é enorme, cultuando todas as formas femininas da divindade como uma maneira de equilibrara o mundo. Uma proposta muito bonita que hoje reúne milhares de pessoas pelo mundo! O Castelo de Huntington é parada obrigatória de nossa viagem! :)


DIA DE SÃO PATRÍCIO

BOM DIA!!! E Feliz Dia de São Patrício! Ritual básico: Acenda uma vela verde e coloque cristais em volta unidos em três, formando um trevo de cristais. Ofereça um copo de vinho para São Patrício e peça-lhe tolerância, equilíbrio, sabedoria e magia (porque ele trabalhava com magia também) para seus caminhos.

Na Irlanda, hoje é dia de festa! Com muita alegria, o povo irlandês comemora o dia do santo padroeiro do país com muita festa e bebida. A Guinness, prata da casa das cervejarias irlandesas, é uma das grandes promotoras desse dia. São Patrício está presente nas igrejas e também nas diversas lembrancinhas, assim como o leprechaun e o trevo. O trevo de três folhas foi usado por São Patrício para exemplificar o Pai, o Filho e o Espírito Santo como parte de uma só coisa. Antes era a Trípice Deusa. Por isso que o trevo é hoje um dos símbolos da Irlanda, que se tornou cristã graças à intervenção de São Patrício, que saiu do país como escravo e voltou como cristão para pregar a palavra de um novo Deus único.

Alguns pagãos não gostam de São Patrício, mas acho que ele trouxe uma nova ordem. Por muito tempo, cristianismo e paganismo conviveram harmonicamente juntos. Depois, com a chegada de um papa radical, a coisa degringolou. E deu no que deu.


quarta-feira, 16 de março de 2016

SHEELA-NA-NIG

Essa é a Sheela-Na-Nig, uma representação de uma divindade celta. Essa imagem é de ferro e está na parede interna do Castelo de Blarney. A figura é meio grotesca (uma mulher feia abrindo a própria vagina) e era usada para atrair a fertilidade. Mulheres passavam a mão nela quando se casavam para ter filhos.
Imagine quando você olha e toca essa imagem que  você está tocando o mesmo que centenas de mulheres tocaram há centenas de anos! É uma viagem no tempo!

Caminho em Inishmore

Caminho para o Forte Dun Aengus, um dos mais antigos da Irlanda. Muitos lugares lá pedem uma caminhada razoável, pois o carro só vai até certo ponto. Sempre se pode ficar nos centros de visitantes, centros da cidade, enfim, há coisas ótimas para se fazer também, mas quem estiver disposto a andar vai ter lindas vistas e histórias pra contar.


COLHENDO FRUTAS SILVESTRES

O caminho para o forte Dun Aengus em Inishmore, a maior das Ilhas de Aran, é cheio de frutinhas vermelhas apetitosas. Claro que eu comi! Outros me seguiram! Felizmente, estamos vivos até hoje. São amoras docinhas e deliciosas! Em alguns lugares, comemos maçãs suculentas colhidas direto do pé. Em outros, uvas. É uma terra boa!


terça-feira, 15 de março de 2016

segunda-feira, 14 de março de 2016

MUDANÇAS DE REGRAS NA BAGAGEM

A ANAC está em processo de mudança de regras para viagens. Dentre elas, a mudança de franquia de bagagem. Num resumo da ópera, a ideia é ir diminuindo a bagagem gratuita até 2018, quando então TUDO será pago a critério de cada empresa. Segundo a ANAC, isso é para baratear os voos (mas nós sabemos que nada barateia coisa nenhuma...) e aumentar a concorrência entre as empresas aéreas, que poderão dar preços mais atraentes para seus clientes.

Eu já acho o limite atual pequeno para viagens interenacionais (2 malas de 32 kg). Querem baixar para 2 de 23 kg. Achei ruim! Mas a ANAC diz que podemos nos pronunciar, então... Vamos nos pronunciar!
http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=2107

Quando a gente sai do Brasil, até sai com pouca bagagem. O problema é a volta! Tem tanta coisa legal para trazer! Legal E MAIS BARATA!!!! Porque tem tanto imposto no Brasil que tudo fica caro! Tô revolts hoje! Então vai aí uma foto minha nos Penhascos de Moher (Cliffs of Moher) pra me acalmar!


quinta-feira, 10 de março de 2016

SÃO PATRÍCIO

Semana que vem, dia 17, é dia de São Patrício, o que vai provocar uma série de festejos na Irlanda. São Patrício tem uma história interessante e credita-se a ele o fato da Irlanda não ter cobras (não tem mesmo!). Há muitas igrejas dedicadas ao santo na Irlanda. Esse monumento fica em Tara e, em uma das vezes em que fui lá, peguei um belíssimo pôr do sol. Adoro essa foto! :)
Nossa viagem está marcada para dia 16 de setembro deste ano! Entre em contato!


quarta-feira, 9 de março de 2016

UMA CAFETERIA ANTIGA!

por Eddie Van Feu




Na Irlanda você tropeça em história! Iza e eu entramos numa linda cafeteria atrás de um lanche com bolo! Descobrimos então que aquela é a cafeteria mais antiga de Cork. O chocolate é bem servido (em jarra, dá pra dois) e os bolos são ótimos. O lugar é também um brechó e toca discos dos anos 20 em uma antiga vitrola! Foi como voltar no tempo!

Nossa viagem está marcada para dia 16 de setembro de 2016! Que tal vir conosco? Aproveita que o câmbio baixou!


terça-feira, 1 de março de 2016

QUEM TEM MEDO DE FANTASMA?

por Eddie Van Feu. a destemida guia

Em Dublin, há o Ghost Bus, um serviço de turismo apoiado pela prefeitura que permite não só um passeio pelos pontos assombrados da cidade, mas também acesso a cemitérios, igrejas e mausoléis! O passeio é bem menos assustador do que se imagina, graças ao senso de humor do guia. Infelizmente, esse passeio requer conhecimento da língua. Uma vez tentei traduzir simultaneamente para meu grupo e tomei esporro! rsrsrsrs

Neste ano, não incluí o Ghost Bus por que já teremos um passeio semelhante em Edimburgo.

Confira mais fotos dessa postagem no irlandaeuvou.blogspot.com.br


Na foto, grupo de 2013 dentro do ônibus, que é bem legal, com suas cortinas pretas, abajures, esqueletos e música de trilha sonora de filme de terror (também tocou Thriller).

No final, eles sorteiam um livro (no caso, foi um do Bram Stocker). Assim que traduzir os meus, vou fazer uma doação pra eles! ;)


O Ghost Bus em uma de suas paradas. Note as orbes ao nosso redor.



Este local estava com presenças de fantasmas. Mostrei para o guia e ele disse que o prédio costumava ser um hospital e muita gente morreu ali. Isso explica as orbes.


Entrada do cemitério.



Interior de um cemitério antigo com ruínas. Note as orbes.