A gente tá andando na rua, indo pro banco, voltando do almoço, quando de repente cai a ficha. Vamos para outro país! Quer dizer, eu viajo o Brasil todo, às vezes até sonho que estou no aeroporto, então não me toquei que dessa vez a viagem é pra muito mais longe. É outra língua, outra cultura, a gente vai olhar em volta e não reconhecer nada! Isso pode ser muito estressante para alguns, mas para mim é uma coisa maravilhosa, uma aventura inesquecível! Comecei a catar coisas sobre a Irlanda e dessa vez achei um blog muito interessante do qual chupei essa matéria, escrita originalmente por
Juliana Yonezawa. O blog dela é o Mala ou Mochila, é só clicar aqui: http://malaoumochila.blogspot.comEntão, vamos às curiosidades curiosas pra você não morrer de susto por lá! Como sempre, meus comentários estão em itálico e colorido.
Outro belo cenário em Limerick. Imagine um ritual nessas terras... Língua oficial: são duas.A Irlanda tem duas línguas oficiais: o inglês e o gaélico (também chamado de “Irish”). Em Dublin, é muito raro escutar alguém conversando em gaélico. Na verdade, apesar de serem obrigados a estudar o idioma na escola, poucos irlandeses têm o domínio da língua. Os turistas só se deparam com o gaélico em algumas sinalizações de rua e em placas nos transportes públicos. Vamos a uma cidadezinha medieval que fala predominantemente o gaélico, mas todo mundo fala inglês. O difícil é o sotaque. Você não precisará se preocupar, pois teremos guia em Português.
Olhe para o lado certo da rua!
Assim como na Inglaterra, os motoristas dirigem do lado direito do veículo. Como quase o mundo inteiro usa outro sistema de direção, o governo tenta evitar acidentes com turistas, escrevendo no chão das vias para onde o pedestre deve olhar antes de atravessar. Sair do Brasil pra ser atropelado na Irlanda é o cú-mu-lo!!! Olho vivo aos distraídos!!! Senão vamos ter que atravessar rua de mãos dadas, que nem criança!
Esse é um lugar chamado grange circle.
Quando sair da frente
Se o veículo tiver um adesivo com a letra L em vermelho, significa que quem está ao volante é um learner, ou seja, aprendiz. Então já viu, né? Mantenha distância!
Mostra a cobra e mata o pau!
Não tem cobras na Irlanda. É verdade, você jamais vai encontrar esse réptil por lá. Diz a lenda que São Patrício, padroeiro do país, expulsou todas as cobras da ilha e elas nunca mais voltaram. Mas há alguns céticos que atribuem a ausência do animal ao clima gelado. Olha que inusitado! Deve ter muito sapo então! Espero que a gente não tenha que engolir nenhum! Basta os que a gente já tem que engolir por aqui...
Não festejaremos São Patrício
Por falar em Saint Patrick, o dia dele, 17 de março, é o mais festejado do país. Todo mundo se veste de verdee sai às ruas no maior clima de carnaval! A gente tá fora da agenda, então nada de Parada de São Patrício pra gente!
Mais um castelo em Limerick, com direito a cemitério tudo. Queria ver um fantasma...
Semsacolas
A lei proíbe que o comércio distribua sacolinhas de plástico. Quem não tiver bolsas ou mochilas para carregar as compras, precisa pagar pela sacola. A mais barata custa em torno de €0,20, mas dependendo do tamanho e da qualidade pode chegar a mais de €1,00. Como a maioria dos supermercados não tem estacionamento e os clientes quase sempre fazem compras a pé, é muito comum ver pessoas carregando galões de leite, pizzas e papel higiênico na mão no meio da rua. Crianças, já sabem! Levem suas bolsas recicláveis compradas no mercado! Ou nossas bolsas que crescem e diminuem conforme a necessidade! Não imagino o que a gente vai comprar no mercado, mas é melhor prevenir.
Mercados fantasmas
As máquinas substituíram as pessoas em alguns supermercados. É comum encontrar caixas self-service, onde o cliente sozinho passa as compras, coloca o dinheiro, pega a nota fiscal e o troco. Esse é o meu ideal!!! Espero que a gente não se enrole com a diferença de moeda.
Olha a balança!
A comida típica da Irlanda sem dúvida nenhuma é a batata. Vale de tudo quanto é jeito, frita, assada, purê, cozida... Assim como na Inglaterra, o prato "fish and chips" é idolatrado tanto por turistas quanto por locais. Gente! Tenho que emagrecer RÁPIDO pra poder comer com consciência tranquila nesse lugar! Eu amo batata!!!! Ah! Eu soube que foi a batata que tirou a Irlanda da miséria!
Limerick de noite. Um encanto.
Feijão no café
Os irlandeses costumam comer no café-da-manhã um feijão que vem enlatado com molho de tomate e tem gosto levemente adocicado. Olha, eu não sou fã de feijão, mas faço questão de experimentar. Mas prefiro a batata!
Cerveja irlandesa
A bebida mais consumida por lá é a famosa cerveja preta Guinness. Em Dublin, tem até uma "fábrica" que pode ser visitada pelos turistas (http://www.guinness-storehouse.com/). Já me contaram que depois de doar sangue ou depois de lar à luz, as pessoas recebem Guinness no próprio hospital para ajudar na recuperação. A marca virou sinônimo de vigor e força. A cervejaria está no nosso roteiro, embora eu preferisse mesmo era visitar a fábrica do Baileys!
Aaah....
Outras bebidas irlandesas são o Jameson Whiskey e o cremoso Baileys. Ah! Eu falei que ele era famoso! Quem não gosta de Baileys, bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou é doente do pé!
Você vai dar 0 anel pra quem?
O anel claddagh é uma jóia típica irlandesa e geralmente usada como anel de casamento. As mãos indicam amizade, o coração simboliza o amor e a coroa representa lealdade. O anel é mais comum, mas é possível achar brinco, pulseira, colar e até enfeite de parede com este símbolo. Ai, que lindo!!! Pretendo encantar anéis lá pra trazer pra cá, então se eu encontrar este, será um lindo anel encantado para o amor!
Bom, por hora, é só! Amanhã tem mais curiosidades e ainda quero falar sobre James Joyce, o escritor patrimônio cultural da Irlanda, cuja história é deprimente, como da maioria dos escritores, mas interessante.