VIAJAR ENRIQUECE A VIDA E DURA PARA SEMPRE!

Bem-vindo ao blog da caravana para a Irlanda com a Eddie Van Feu, escritora anarquista e bruxa wiccana. Aqui você curte as dicas para viajar para essa terra mágica e fica por dentro da próxima viagem: ESCÓCIA E IRLANDA 2017! Conheça o roteiro completo AQUI! Para informações gerais ou entrar na mala direta da viagem, mande um e-mail: suporte@eddievanfeu.com.



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Entrando no clima!

É hora de começarmos a ir para a Irlanda. Eventualmente, eu sinto que me desequilibro (sem piadas!) e parece que vou cair. Nessa fração de segundo, eu sinto o clima, o cheiro, as pedras, os castelos... Faço um desdobramento, meu espírito sai e me revela um relance dessa viagem que promete amplicar nossa experiência mística e espiritual. Por isso, comecei a viajar pela Irlanda com a Internet, e achei esse clip fantástico que pode ser um bom exercício para sentir esse lugar maravilhoso. Então, aproveite! Aparecerei com novidades todos os dias até a gente ir. E quem sabe, até a gente voltar!



E o que esperar quando nos sentarmos à mesa?

É bom que estejamos pronto para a culinária típica da Irlanda para não tomarmos um susto. Vale lembrar que o Brasil se alimenta muito bem, apesar de ainda termos muito o que aprender. Estamos acostumados com frutas, saladas, cerveja e tudo o mais. Mas o que será que um irlandês come? Trevos? Leprechauns? Dê uma lida nessa matéria que catei da Wikipédia e comece a preparar seu corpo! Eu já vou começar uma ginástica! Senão voltarei rolando de lá! E É RUIM de eu não comer que nem uma louca lá, hein!!!

A culinária irlandesa pode ser dividida em duas categorias principais: tradicional, composta basicamente de pratos simples; e pratos mais modernos, como os servidos em restaurantes e hotéis. O colcannon é um saboroso prato feito com batatas e um tipo de alho silvestre, repolho ou couve-de-folhas, parecido com o bubble and squeak. O champ é feito com purê de batata misturado com cebolinha-verde picada.

Este é um Lamb stew, uma espécie de guisado de carneiro com batatas. Parecem bom!

Outros exemplos de pratos irlandeses simples são: o Irish stew(guisado irlandês), e também bacon e repolho (cozidos juntos na água). O boxty, um tipo de panqueca de batata, é outro prato tradicional irlandês. Um prato típico de Dublin é o coddle, onde um dos ingredientes é salsicha de porco cozida.

Acho que eles curtem uma carne, mas tem bastante frutos do mar e salmão pra quem prefere carne branca!

A Irlanda é famosa pelo seu breakfast irlandês, uma refeição frita (ou grelhada) geralmente constituída de bacon, ovos, salsicha, morcela preta e branca, tomates fritos e pode também ser incluído pão de batatas ou batatas fritas à francesa.

Este é um prato típico, o Mullingan, um prato típico com cordeiro. Acho.


Enquanto os frutos do mar sempre foram consumidos pelos irlandeses, comidas com moluscos e crustáceos foram sendo incorporados recentemente, especialmente por causa da alta qualidade desses produtos disponíveis na costa da Irlanda, p.ex. Dublin Bay Prawn (camarões noruegueses), ostras (muitos festivais de ostras acontecem anualmente por toda a costa onde as ostras são servidas com Guinness (cerveja irlandesa), o mais famoso ocorre em Galway no mês de setembro) assim como outros crustáceos. Salmão e bacalhau são dois tipos de peixes comumente usados.

Alguns dos pães irlandeses tradicionais são: soda bread (pão que utiliza o bicarbonato de sódio como ingrediente), pães de trigo, soda farls, e blaa, um pãozinho típico de Waterford.

Nossa! Já estou com fome! E o que será que eles têm pra sobremesa? Saiba no próximo post!

Um comentário:

  1. Minha nossa! que é isso, vou começar a caminhar todos dias antes de viajar!!
    eu hem!!! lá na Irlanda não tem nenhum vegetariano né?!

    ResponderExcluir