terça-feira, 22 de junho de 2010

Bolo Irlandês

Eu amo fazer bolos! Na verdade, nunca fui muito boa na cozinha, mas dou meus pulinhos. Minha mãe era meio territorialista com a cozinha, então eu não insistia muito pra fazer almoços ou jantares (admito que tacar fogo na panela de arroz vazia não me ajudou...). Mas eu amava fazer bolos! E à tarde eu tinha a cozinha só pra mim! Pegava um livro, meu caderno de receitas (tenho até hoje. Tem uma Ed Larva desenhada na folha de rosto! Um dia eu mostro) e minhas xerox e passava um tempão escolhendo! Vale lembrar que quando eu era bem pequena, tentava achar algo que eu pudesse fazer. Como o fogão tinha defeito (o forno não funcionava), eu tentava achar algo que não fosse ao forno. Eu também procurava evitar tudo que pedisse uma xícara de chá ou uma colher de sopa de qualquer coisa, pois eu achavar que eu tinha que fazer um chá ou uma sopa daquilo que era pedido. E eu não sabia fazer nem uma coisa nem outra! Para meu azar, toda receita pedia uma xícara de CHÁ DE AÇÚCAR, ou uma colher de SOPA DE FARINHA DE TRIGO!...

Uma receita que fiz e amei fazer, porque viajei nela, foi o Bolo Irlandês (o da primeira foto ali do canto, escaneada no livro por uma alma boa, porque eu só tenho a xerox), de uma xerox que eu tinha de um livro de uma amiga de cursinho de inglês. O bolo ficou meio seco, mas é muito gostoso! E a gente já vai se preparando pro paladar de lá! Então, anotaí!


BOLO IRLANDÊS

Ingredientes:

Massa
-4 gemas
-2 xícaras (chá) de açúcar união
- 1/3 de xícara ( chá) de Karo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de amido de milho
- 1 e 1/2 xícara ( chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 xícara ( chá) de suco de laranja
- 4 claras, em ponto de neve

Recheio e Cobertura:
-500g de creme chantilly
-2 colheres ( sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de café instantâneo
- 2 colheres ( sopa) de chocolate granulado
- 3 colheres ( sopa) de conhaque ou uísque
confeitos de chocolate, a gosto

Modo de Preparo:

-1-Bata as gemas com o açúcar e o karo.
-2-Em seguida ,misture o amído, a farinha de trigo e o fermento, peneirados,alternando com o suco de laranja.
- 3-Junte as claras, misturando delicadamente.
-4-Despeje na fôrma redonda untada e enfarinhada, e asse em forno quente,por 40 minutos.
- 5-Prepare o recheio e a cobertura. Divida o creme chantilly em três porções iguais.
- 6- Retire 1 colher ( sopa) de creme de uma das partes, misture com o café instantâneo e junte à porção da qual foi retirado.
- 7-Misture a segunda porção de creme com o chocolate granulado.
- 8 - Adicione 1 Colher ( sopa) de conhaque ou uisque à última porção.
- 9 -Leve os três cremes à geladeira até a hora de empregá-los.
-10-Desemforme o bolo depois de frio e corte-o em três camadas.
-Cubra a 1º camada com o creme chantilly ao café e coloque a segunda camada sobre ele.
-Cubra essa camada com o chantilly ao chocolate e coloque a última camada.
-Borrife essa camada com conhaque ou com uisque restante e cubra com a última porção de chantilly.
Decore com os confeitos de chocolate e leve à geladeira por 12 horas.

3 comentários:

  1. Deu água na boca... mas como não sei nem esquentar água pra por no cup noodles nao vou me arriscar a fazer esta maravilha da cozinha européia. Eddie, volta com a Olha a Frente! eu imploro!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ahahahah ai Eddie, quando li sobre a colher de chá e sopa de nao sei oque me fineeeeeei rindo! Achei q eu estivesse sozinha nessa, mas tb tive o mesmo problema com receitas antes de comecar a me aventurar no fogao.
    Parabéns pelo seu trabalho, Eddie, beijos.

    ResponderExcluir