VIAJAR ENRIQUECE A VIDA E DURA PARA SEMPRE!

Bem-vindo ao blog da caravana para a Irlanda com a Eddie Van Feu, escritora anarquista e bruxa wiccana. Aqui você curte as dicas para viajar para essa terra mágica e fica por dentro da próxima viagem: ESCÓCIA E IRLANDA 2017! Conheça o roteiro completo AQUI! Para informações gerais ou entrar na mala direta da viagem, mande um e-mail: suporte@eddievanfeu.com.



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Leemyar os Filhos de Lir

Como você já deve saber, meu livro Crônicas de Leemyar tem muita inspiração celta e minha passagem pela Irlanda contribuiu muito para isso. Basta que eu volte para aquele universo e posso sentir o vento da Ilha Esmeralda e o mato a acariciar minhas pernas enquanto subo as colinas de Tara.

Viaje pelo mundo celta nessa divertida aventura em Celtária! Adquira o seu pelo www.linhastortas.com ou pelo telefone (21)3872-4971.

Mas a cultura e magia celta em Leemyar é bem sutil. Você a encontra nos nomes das divindades, no modo de vida, no brinde (SLONCHA!!!!) e em detalhes como a decoração da sala do Patriarca Christopher de Adamay. Quando pisam no local pela primeira vez, a elfa Groulf se perde nos desenhos da rica tapeçaria que enfeita o lugar. Na tapeçaria, ela vê cisnes e crianças. Essa é uma alusão aos “Filhos de Lir”. Os Filhos de Lir é a mais famosa lenda irlandesa. Bela, porém triste, narra como os quatro filhos do Rei Lir foram transformados em cisnes pela ciumenta madrasta. Na lenda, Bodb Derg foi eleito rei dos Filhos de Dana (Tuatha Dé Danann), o que deixou Lir muito chateado. Lir é tido como o mar na mitologia celta, sendo uma divindade poderosa. Segundo a lenda, para apaziguar o aborrecido Lir, Bodb lhe deu em casamento uma de suas filhas, Aoibh. Ela lhe deu quatro filhos, sendo uma menina, Fionnuala, e três filhos, Aodh, Fiachra e Conn (esses dois últimos eram gêmeos). Com a morte de sua mãe, Bodb enviou mais uma de suas filhas e assim as crianças ganharam uma madrasta, Aoife, a nova esposa de Lir. Aoife se mordia de ciúmes da ligação que as crianças tinham umas com as outras e com o pai e tramou matá-las. Numa viagem para a casa de Bodb, ela ordenou a um serviçal que os matassem, mas ele se recusou. Furiosa, ela mesma tentou matar as crianças, mas não teve coragem. Então usou sua magia para transformá-las em cisnes. Quando Bodb descobriu, transformou Aoife em um demônio do ar por toda a eternidade.


Como cisnes, as crianças tiveram que passer 300 anos em Lough Derravaragh (um lago próximo do castelo do pai), 300 anos no Mar de Moyle, e 300 anos nas águas de Irrus Domnann. Para acabar com o feitiço, os cisnes tinham que ser abençoados por um monge. Enquanto as crianças eram cisnes, São Patrício converteu a Irlanda ao Cristianismo.

Há vários finais para essa lenda, todos tenebrosos, pois sempre que alguém quebra o encanto, 900 anos já tinham se passado e os cisnes se transformam em pessoas velhas e decrépitas e morrem logo depois. É muito complicado compreender as lendas celtas, nem todas possuem uma clara moral da história, coisa a que estamos acostumados. Mas, se estiver passeando pelos belos lagos irlandeses e vir quatro lindos cisnes nadando juntos, talvez sejam os Filhos de Lir. Procure pela corrente de prata que os une e aí pode ter certeza de que são eles.

Venha viver a magia e a cultura celta ao vivo e a cores numa viagem inesquecível à Inglaterra e Irlanda dia 13 de setembro de 2013!

Se você quer saber mais sobre a viagem, mande-me um e-mail: eddie@eddievanfeu.com

Ou entre em contato direto com a Diva!

DIVA TOUR
• PABX : (11) 3966.21.55
• direto : (11) 3857.82.01
• celular : (11) 9-9913.95.80 - Diva
• celular : (11) 9-9567.77.30 - Cristina
• Skype : diva tour ou diva dias
• e-mail : divatur@uol.com.br

Sempre leve pão na bolsa, pois há cisnes, patos e corvos por toda parte na Irlanda e todos acostumados a ganhar pão de todo mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário