quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ritual de Epona



A Irlanda, berço da magia celta, é muito rica em lendas e antigas tradições. Uma delas está ligada à fertilidade e a um ritual muito bizarro. Para assegurar boas colheitas, o Rei, representante do povo, deveria ter um ato sexual com a divindade da Terra, nesse caso representada por uma égua branca. No ritual chamado Epomedeous ou Epona, o rei fazia sexo com a égua que depois era sacrificada e transformada em uma sopa. Daí o nome do evento: Epomedeous vem do nome gaulês para cavalo em composição com a palavra "medhu", ou "mead", relativa à sopa.
Segundo relatos de Geraldus Cambrensis, no fim do século XII, os reis do Clã Connail (Irlanda) continuavam a ser aclamados no estilo de seus ancestrais, copulando publicamente com uma égua branca (THOMAS CAHILL, How the Irish Saved Civilization, p 135). A égua, ao que parece, simbolizava a terra-mãe, a quem o grande rei desposava. Há registros de que a égua era morta no ritual e com ela se fazia uma sopa (!). O rei entrava dentro do caldeirão e, simbolicamente, "comia-bebia" (?) sua "noiva". OK! Isso é bizarro! Ainda bem que já acabou e podemos tomar sopa tranquilamente por lá!

Fonte: http://jahmusic.zip.net/ninguemmerece/index.html

3 comentários:

  1. Bom Dia Querida Eddie !! Nossa!!!!
    Ainda bem que este tipo de Ritual não existe mais .... Coitados, tanto o Rei qto a Égua....

    Eddie desculpa, mas fiquei curiosa com esta bizarrice .. E se o Rei se recusasse a copular com o Animal? Ele era deposto ?? Matavam ele ?

    Beijokas Querida Amiga !!
    C/ Carinho e Aromas de Rosas...
    Lilly Rose

    ResponderExcluir
  2. Ih, Lilly! Eu não sei! Mas já li coisas sobre reis que eram jogados num caldeirão e transformados em sopa por não darem fertilidade ao reino! O negócio antigamente era brabo!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde,

    Acredito que o rei não se negaria a "traçar" a coitada da égua. Não precisa ir muito longe, nos sertões da vida o que tem de moleque que "traça" galinha, égua e até vaca... Onde tem um buraquinho lá estão eles, já ouvi isso de um rapaz sim e não faz muito tempo.
    Então vocês duvidam que o rei não gostava?

    Coitada sim era da égua que além de tudo ainda viraria sopa.

    Que nojo!!!

    Eu não comeria uma sopa de égua. Se bem que se fosse a única forma de adquirir boas colheitas, fazer o que? Era só botar um salzinho e mandar ver, há e não esquece o pãozinho.

    beijos.

    P.S.: Divirtam-se na Irlanda e cuidado com as sopas!!!

    ResponderExcluir