terça-feira, 29 de junho de 2010

Solstício de Inverno em Newgrange


Dia 21 de junho, tivemos o Yule, o Solstício de Inverno, um dos principais sabats na wicca. Na Roda Norte, ele é celebrado dia 21 de dezembro (com pequenas variações de acordo com a mudança de estação).

O Yule (também dia do Natal e do Hanukkah, o Festival das Luzes) é um dos quatro pequenos sabats. Nele, celebramos o renascimento do Sol e homenageamos o Deus Cornífero, ou o Deus Sol, consorte da Deusa Mãe, representada pela Lua. É a noite mais longa do ano, uma preparação para a vinda da luz. É tempo de analisar as conquistas do último ano e celebrar as vitórias com amigos e família. Primeiro dia do inverno, o Yule correspondia com a Saturnália Romana (que ia de 17 a 24 de dezembro). É o dia em que a Deusa dá a luz ao Deus Sol. Muitas das tradições do Natal cristão vieram das comemorações do Yule.



Newgrange é uma de nossas paradas na viagem para a Irlanda e é um lugar de grande poder mágico, comparado a Stonehenge. Esta tumba megalítica foi construída por volta de 3200 a.C. e cobre uma área superior a um acre, cercada por 97 kerbstones, alguns deles são ricamente decorados com arte megalítica. A passagem interna de 19 metros nos leva a uma câmara cruciforme, acredita-se que esta obra demorou por volta de 20 anos para ser construída e consumiu mão-de-obra de 300 homens. A passagem e a câmara são iluminados pelo sol de inverno. Um eixo de luz brilha através da caixa do telhado, penetrando na passagem para assim iluminar a câmara. Neste local sagrado, realizaremos um Ritual de Descoberta da sua Missão Pessoal e recados dos Antepassados. O vídeo a seguir mostra um pouco mais desse local mágico. É impressionante como mesmo em vídeo, já podemos sentir a alma se agitar.


Um comentário: