quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tirando o passaporte

Muito bem, é hora de começarmos a cuidar da parte burocrática para que não fiquemos malucos depois. A primeira coisa que você precisa ter em mente é tirar o passaporte pra garantir sua presença nesse comboio. Tirar passaporte já foi mais complicado, mas agora tá bem mais fácil, especialmente com a ajuda da Internet. Acredito que o mundo se encaminha para uma era de ouro, onde a burocracia será devidamente exterminada.
Andei fuxicando pra saber sobre retirar o passaporte e a primeira coisa que você deve ter é a documentação necessária, que são o CPF, Identidade e Título de Eleitor com os comprovantes de que você votou nas últimas eleições. Você também precisa do comprovante de pagamento do GRU, uma taxa maluca que você tem que pagar (creio que está em 156,00).
Segue o link do site que explica tudinho em detalhes: www.tirarpassaporte.com
Atenção para sua carteira de identidade. Estou tendo que tirar outra por que minha identidade não traz meu nome de casada. Identidades com fotos antigas ou muito detonadas também podem ser recusadas, então você tem que ir num posto e fazer a identidade nova (e pagar uma taxa também). Agora, mais um pouco de explicação!

Olha só que bonitinho! Eu queria um vermelho!!! Infelizmente, eu teria que ser diplomata pra isso. O nosso será o azul escuro (cor de Júpiter, muito bom!). O Azul clarinho é o passaporte de emergência. Os outros eu não lembro.

O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, permitindo a anotação de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais. Permite também conter os vistos de autorização de entrada.

Veja passo a passo como tirar passaporte neste site. Aqui você terá todas as informações necessárias para tirar seu passaporte. Verifique os documentos necessários, embaixadas, vacinas para determinados países para tirar seu passaporte e opções de estudo e trabalho no exterior. Não deixe de acessar a sessão sobre renovação de passaporte e de emissão de passaporte para menores.
Tirar seu passaporte.


É melhor ver logo a documentação para que isso não seja uma pedra no seu caminho para a Irlanda. Aliás, pedra é o que não vai faltar na Irlanda! Olha uma aí!

3 comentários:

  1. Eddie.
    Esse negócio de Passaporte é bem burocrático, heim?
    Aqui em Sampa pelo menos é.
    Depois de um mês consegui agendar para dia 10 de maio, e ontem até chorei de alegria.
    Agora é só pensar no que eu vou levar na bagagem.
    Bjs. no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Que bom! As coisas vão se encaminhando e dá tudo certo! A gente aqui cuidou primeiro das identidades. A do Renato estava horrível e a minha estava meio caduca. Agora, estão todas OK e já vamos dar início ao passaporte!

    ResponderExcluir
  3. Oi Miriam, eu também agendei o meu para 10 de maio, só que o meu é em São José dos Campos, pois eu moro em Taubaté. E quanto á taxa, eu paguei R$ 156,07.

    ResponderExcluir