terça-feira, 27 de julho de 2010

Filmes com a Irlanda

Esse é o velhinho pelado na moto, figura emblemática da Fortuna de Ned (Waking Ned Devine).

Há muitos filmes que remetem à Ilha Esmeralda e que valem à pena uma olhada. O primeiro que eu indico é o A Fortuna de Ned, que é divertidíssimo e mostra uma pequena comunidade de idosos numa cidadezinha no meio do nada que surta ao descobrir que alguém na cidade ganhou o maior prêmio da Loteria. Amo esse filme, mas é difícil de achar. Tem um tempão que não passa.

P.S. Eu te Amo é lindo de morrer e dá vontade de pegar um avião pra Irlanda imediatamente!


O segundo é P.S. Eu Te Amo, com Gerard Butler, que por si só já é uma paisagem. Quando eu vi o filme, estava muito sensível e chorei o tempo inteiro! Mas o cinema inteiro chorou também. E o terceiro que vou indicar é um filme esquisito. Ventos da Mudança foi um filme estranho com gente esquisita, estrelando Cillian Murphy, o Espantalho do Batman Begins, que eu acho uma gracinha, apesar de esquisito (parece um saco de ossos). O filme não faz juz à beleza da Irlanda e torna tudo quase preto e branco, provavelmente para mostrar como a vida era horrível por aquelas bandas na época que o IRA nasceu.

Em Ventos da Mudança, a Irlanda parece um lugar frio, cheio de mato onde se passava fome por causa dos malas dos ingleses. Nessa foto, é a gente indo pra Irlanda.

O mais assustador desse filme pra mim foi compreender perfeitamente as motivações do IRA e torcer pra eles até o final... Alugue seus filmes e curta a Irlanda!

Um comentário:

  1. Eddie, esse final de semana eu vi num canal educativo, não sei qual, um documentário sobre a Irlanda do Norte, a luta do IRA e a morte de Bob Sands, que foi preso em 1981 e fez greve de fome (66 dias) até morrer, é um heroi cultuado até hoje, pois a luta dele era para ser reconhecido como preso politico e não como prisioneiro comum. Agora tudo que eu vejo e leio é sobre a Irlanda, é... estamos atraindo e sendo atraidos por essa terra mágica com pessoas muito fortes e especiais.Bjs

    ResponderExcluir